Vamos dramatizar: compra e venda

Data: 24 de abril de 2018

Utilizando embalagens vazias de diversos produtos, colocando preços e representando um pequeno comércio, os alunos do 4º ano, na disciplina de Matemática, realizaram um teatro de compra e venda, a fim de trabalhar a técnica de subtrair.

Os alunos organizaram-se em trios, onde um era o comprador, outro o vendedor e o terceiro o caixa, que fazia a troca do dinheiro. O dinheiro utilizado foi o DECIM, que é um decimal representante do nosso sistema de numeração.

Para realizar as compras, os alunos deveriam pensar quantos decins tinham e sabiam que não poderiam gastar além. Após realizarem as compras, através do cálculo mental, eles somavam a quantia de cada produto para saber quantos decins haviam dado. Logo, realizavam outro cálculo para saber quanto de troco o comprador deveria receber.

Tal atividade ajudou o aluno a entender a técnica de subtrair e trabalhar o raciocínio através dos cálculos mentais. Os alunos sentiram-se atraídos pela atividade e ansiosos por sua vez de participar. Além do mais, quem nunca brincou de vendinha enquanto criança?

Taís Neves de Souza

Licenciada em Pedagogia.