Trabalhando com padrões geométricos

26 de abril de 2018

Ao observar uma figura que seguia um padrão geométrico, os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, foram estimulados a pensar o que seria um padrão geométrico. Sem muita demora, logo chegaram à conclusão que padrão é uma forma de organização, algo que se repete. Alguns utilizavam exemplos para expressarem seu raciocínio: “Professora, é quando a gente pinta as figuras geométricas de laranja, azul, laranja, azul, laranja, azul”.

Percebendo o interesse e o fascínio dos acrianças pelas atividades sugeridas pelo livro UNOi, a professora Taís propôs à turma que colorissem uma sequência de figuras geométricas, mas, que para isso também criassem um “padrão geométrico”. Tal atividade exigiu observação, foco, atenção e muita paciência para concluir a pintura. Entretanto, os alunos demonstraram possuir tais aptidões.

Após a pintura as crianças colaram seus desenhos em um CD, a fim de que este sirva de enfeite. Os trabalhos ficaram lindos e coloridos, expressando muita alegria. Os alunos, motivados pelo encantamento que o conteúdo proporcionou, capricharam nos trabalhos.

Taís Neves de Souza

Licenciada em Pedagogia.