Colégio Santa Clara

Redes

Saponificação

25 de maio de 2018

Os alunos do 3º ano do Ensino Médio fizeram uma aula prática com o objetivo de preparar sabão por meio da reação de saponificação, utilizando óleo vegetal.

Estudando os ésteres, viram que a palavra éster, usada há milênios na produção de velas e, mais tarde, na produção do sabão, tem origem na estearina ou estearato de glicerina, presente nas gorduras animais.

Formação do sabão: embora não se saiba exatamente a sua origem, sabe-se que a produção de sabão é uma das mais antigas reações químicas conhecidas. É provável que tenha sido descoberta por acidente durante a fervura de gordura animal, insolúvel em água, contaminada com cinzas.

 

Nesse processo se percebeu a coagulação de uma massa esbranquiçada flutuando na mistura. Essa massa, utilizada para lavar roupas e utensílios, se misturava à água, demonstrando uma ação mais eficaz que a da água pura, para remover gordura e outras sujeiras insolúveis em água.

 

Mais tarde, os sabões passaram a ser produzidos a partir da reação entre gorduras animais ou óleos vegetais e soluções alcalinas – por exemplo, hidróxido de sódio ou hidróxido de potássio. Essa reação ficou conhecida como saponificação.  

 

Everlize Macari,

Graduada em Matemática e

Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos