Rotação por estações

27 de março de 2018

Com o objetivo de proporcionar aos alunos uma aprendizagem significativa a partir do Ensino Híbrido, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, auxiliados pela professora Taís Neves, fizeram uso do Ensino de Rotação por Estações. Tal modelo consiste em criar uma espécie de circuito dentro da sala de aula, sendo que cada uma das estações propõe uma atividade diferente sobre o mesmo tema central. Os estudantes, divididos em pequenos grupos, fazem rodízio por todos as “estações” – ao menos uma, deve incluir tecnologia digital.

Ao aplicar esta metodologia, o professor acompanha e intervém, mediando as discussões, tutorando os alunos com mais dificuldade e incentivando a participação de todos no processo.

Além de avaliar os conteúdos estudados, a metodologia utilizada permite que as tarefas sejam cumpridas com mais rapidez e eficiência, estimula o aprimoramento das habilidades de cada um dos envolvidos e ressalta o trabalho em equipe, uma competência muito procurada no mercado de trabalho.

Vale ressaltar que as aulas a partir do Ensino Híbrido contribuem significativamente para o desenvolvimento da autonomia dos educandos. Estes passam a ser agentes ativos na construção colaborativa do conhecimento. Além de participarem de maneira muito engajada, cooperaram mais uns com os outros e demonstraram maior empolgação com essa nova proposta de trabalho.

Confira alguns depoimentos:

“Eu gostei muito, pois além de trabalhar várias coisas que aprendemos em cada estação, gostei muito do meu grupo porque todos ajudavam. Quando um não sabia alguma coisa todos pensavam e conseguíamos fazer.” (Ana Carolina Küster, 5º ano)

“Acho que foi muito legal, pois não foi muito repetitivo e cada estação tinha uma coisa diferente, então nós nos descontraíamos em cada estação.” (Ricardo Gabriel R. Borges, 5º ano)

“Todas as estações foram muito legais. Todos ajudaram no trabalho e acho que fomos bem em geral.” (Luis Otávio da Silveira, 5º ano)

“Eu gostei bastante professora, pois fizemos juntos e cada um deu sua opinião, então conseguimos fazer tudo.” (Maria Eduarda Zenck, 5º ano)

Taís Neves de Souza

Licenciada em Pedagogia.