Resgate brincadeiras antigas!

13 de abril de 2018

Antigamente não existiam muitos brinquedos e se as crianças quisessem se divertir tinham que usar a criatividade. Tudo isso fazia parte do cotidiano e elas se divertiam por horas. Algumas crianças de hoje, infelizmente não sabem o que são essas brincadeiras.

Os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental vivenciaram, através da leitura da crônica da bola, a questão do uso das tecnologias e, com isso, foram instigados a entrevistarem os familiares sobre as antigas brincadeiras.

Após a pesquisa e apresentação, entre os professores Jackson e Neíze, surgiu a ideia de que fosse aplicada uma aula prática com o resgate das brincadeiras. E assim ocorreu. Os alunos vivenciaram: mãe da rua, jogo de peteca, amarelinha e pular corda.

Ficaram fascinados e reafirmaram que não conheciam essas brincadeiras, por estarem muito tempo conectados. Comprovamos também que é necessário o uso da criatividade, coordenação motora e esforço para brincar.

E aí? Você já pensou em apresentar para as crianças da sua família (fil   hos, amigos e parentes) as brincadeiras do passado? Inclusive, você pode tirar algum tempo para ensinar, relembrar e, porque não, se divertir com eles.

Neíze Machado Tomaz Pickler,

Licenciada em Letras-Português e Literatura,

Pós-graduada em Metodologia Interdisciplinar e graduanda em Pedagogia.