Colégio Santa Clara

Redes

Reação em cadeia

23 de maio de 2018

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio estudaram a radioatividade, e consequentemente, o conceito de fissão nuclear. Com isso foi desenvolvida uma atividade prática de reação em cadeia.

Em muitas reações químicas é preciso fornecer certa quantidade de energia para que mais energia seja liberada, essa quantidade fornecida é chamada de energia de ativação. Exemplo disso no nosso dia a dia é o palito de fósforo. Para acender um palito de fósforo precisamos fornecer uma pequena quantidade de energia inicial atritando-o contra a lateral da caixa.

Outro exemplo é o explosivo. Para detoná-lo e liberar a energia química armazenada é necessário uma descarga elétrica ou um pavio.

Outro tipo de fenômeno que necessita de certa quantidade de energia para começar é a fissão nuclear. Para que a fissão ocorra um nêutron é acelerado contra um átomo de urânio. Quando o nêutron colide contra o urânio o átomo se quebra em outros dois novos elementos, o bário e o criptônio, liberando energia e mais nêutrons que, por sua vez, irão colidir com outros átomos de urânio e dar sequência ao processo de fissão nuclear.

Confira o vídeo do experimento: Vídeo 

 

 

Everlize Macari,

Graduada em Matemática e

Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar.

 

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos