Colégio Santa Clara

Redes

Os efeitos do “império da aparência” para a juventude atual

09 de agosto de 2018

A influência da mídia na sociedade atual, principalmente na juventude, é totalmente notória. As novelas, seriados, redes sociais, outdoors, revistas e até alguns livros ditam como devemos nos vestir, pensar, comportar, agir e ser para nos encaixarmos nessa sociedade líquida, que está sempre em constante transformação, porém, nunca conseguimos alcançar esses padrões impostos e isso acaba gerando descontentamento, desaprovação do meio em que estamos inseridos e auto desaprovação, levando os jovens à depressão e até o suicídio.

Um dos padrões impostos pela mídia atual é a do corpo perfeito como das modelos, misses, treinadores de cross fit e academia. A busca por essa perfeição idealizada, submete os jovens a constantes sacrifícios, como treinos pesados, cirurgia estética de risco e transtornos alimentares que ocasionam doenças como anorexia, bulimia, crudivorismo e ortorexia. Quando esse padrão não é alcançado observa-se a insatisfação dos jovens que muitas vezes acabam por tirar a própria vida. E tudo isso porque o corpo se torna a porta de entrada para qualquer relacionamento atual e fonte de aceitação; essência e valores ficam em segundo plano e a mídia não para de lançar moda.

É muito importante que os jovens sejam educados desde a infância para que tenham uma alimentação saudável, mas que saibam aceitar todas as pessoas do seu meio e principalmente aceitem-se, sem que sintam a necessidade de se encaixar nos padrões impostos e tenham sempre apoio e aprovação de pessoas próximas, como pais e familiares. Que os jovens sejam educados para se amar, independente do seu físico e que a mídia tome consciência das consequências da sua manipulação e pare de ditar padrões quase impossíveis de serem alcançados.

 

Seydilla Fabiany Machado,

Aluna do 3º EM do Colégio Santa Clara.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos