Óptica Geométrica na prática

15 de junho de 2018

Os alunos do 2º ano do Ensino Médio apresentaram, na disciplina de Física, experiências práticas relacionadas a Óptica Geométrica.

Óptica geométrica é a parte da Física responsável pelo estudo da luz e dos fenômenos associados a ela, considerando que sua propagação ocorre por meio de raios de luz.

Na experiência “Três Cartões” furados ao centro, apresentada pelos alunos Maria Gabriela e Eduardo, a turma pode visualizar na prática o Princípio Retilíneo da Luz, ou seja, a luz se propaga em linha reta, não faz curvas.

Já na experiência “Laser” em um copo de água, apresentada pelos alunos Érick e Samara, foi possível visualizar um sistema em que, os raios de luz sofrem refração, ou seja, com a alteração de meio, ar e água foi possível perceber a mudança na trajetória da luz. Nesta experiência, também foi estudado o fenômeno Reflexão da Luz.

Um dos momentos ricos da aula foi a apresentação sobre “Formação de Imagens em Espelhos”. Os alunos Rhayner e Leonardo, com a ajuda da turma, puderam descrever na prática as características das imagens em um Espelho Plano e Esférico. Neste experimento, os alunos abordaram os elementos necessários para o estudo dos espelhos e, também, sobre formação de imagens com conjuntos de espelhos.

Outro momento interessante, foi a experiência “Câmera Escura” apresentada pelos alunos Victor e Gabriel, em que os alunos puderam sair da sala de aula e observar a escola, para entender o funcionamento dos nossos olhos e também das máquinas fotográficas. Neste momento, foram estudadas as características das imagens e, a partir de dados coletados na câmera escura, e através de proporcionalidade, foi criado uma estratégia para calcular a altura do prédio da escola.

Dando início ao estudo das Lentes Esféricas, e término aos experimentos, os alunos Eniovan e Martina apresentaram a experiência “Lente d’água”, que teve como objetivo o estudo da formação de imagem em lentes, em especial, as lentes de aumento, como a Lupa.

Paulo Freire dizia que “a teoria sem a prática vira ‘verbalismo’, assim como a prática sem teoria, vira ativismo. No entanto, quando se une a prática com a teoria tem-se a práxis, a ação criadora e modificadora da realidade”. Esta aula foi pensada justamente nisto, em mediar o conhecimento dos alunos, tornando-os protagonistas do seu saber, aliado ao entendimento do conteúdo por meio da teoria e da prática.

A aula não acabou por aqui! Além destes estudos, serão realizados trabalhos de pesquisa teórica, com o apoio da Plataforma UNOi, em que os alunos aprofundarão os conceitos apresentados, e realizarão exercícios do Enem e Vestibulares, sobre o tema.

Thayse Salvador Ramos,

Graduada em Matemática e Pós-graduada

em Educação para a diversidade com ênfase em Matemática.