O que é o ensino por rotação?

09 de julho de 2018

Dentro do Ensino Híbrido uma metodologia que vem mostrando resultados significativos é a Rotação por Estações. Esta conta com três momentos: interação entre alunos e professores, trabalho colaborativo e tecnologia.

De acordo com os objetivos planejados o professor organiza a sala em estações, sendo uma delas on-line, e divide os alunos em grupos. Os grupos fazem a rotação passando por todas as estações até que cumpram o objetivo proposto.

Os recursos utilizados tais como vídeos, textos, jogos, trabalhos colaborativos, proporcionam um ensino personalizado, respeitando o fato de que nem todos os alunos aprendem da mesma forma. O professor atua como mediador, levantando os conhecimentos prévios e estimulando o trabalho em equipe. O educador está presente de forma mais próxima garantindo o acompanhamento dos alunos, em especial àqueles que precisam de mais atenção.

A evolução da tecnologia desencadeou amplo impacto na sociedade moderna, conceituando um novo cidadão. Essas ascensões tecnológicas modificaram os rumos da sociedade atual, de forma que a educação sente necessidade em inovar o processo ensino-aprendizagem e transformar os alunos em protagonistas do conhecimento e os professores em mediadores deste.

Cíntia de Oliveira,

Graduada em Matemática, Pós-graduada em Prática

Interdisciplinar em Matemática, Física e Química e graduanda em Pedagogia.