O aluno como protagonista da aprendizagem

08 de março de 2018

Com a finalidade de abordar o assunto NUMERAÇÂO ROMANA, a Professora Taís Neves Souza (licenciada em Pedagogia)  solicitou aos alunos do 4º ano, que realizassem a leitura do capítulo II do livro “Aritmética da Emília” de Monteiro Lobato, disponível a todos os alunos e familiares na plataforma UNOI.

Em sala de aula, debateu-se sobre o tema central da história. Os alunos fizeram anotações diversas; alguns anotaram as partes que mais gostaram, outros palavras desconhecidas e outros foram fazendo referências aos numerais romanos, anotando suas regras e utilidades nos dias atuais.

Após esse primeiro momento de interação, perguntas interpretativas mediaram a construção da aprendizagem:

· Por que os algarismos romanos são considerados grandes malabaristas?

· Por que o Visconde os chamou de artistas aposentados?

· Como a turma do Sítio explica a posição das letras da numeração romana?

· Qual a importância da posição de algumas letras na representação de quantidades no sistema de numeração romana?

A partir dessas indagações foi possível perceber que houve compreensão dos alunos a respeito do conteúdo em estudo.

Ademais, foram realizadas atividades práticas com as letras que representam os numerais romanos. Em duplas, e em grupos, os alunos foram convidados a formar numerais e apresentar aos colegas.

“Foi ‘bonito de viver’ e perceber a vontade das crianças de participarem da aula; mais bonito ainda foi ver a cooperação e o companheirismo entre os colegas, um querendo ajudar o outro!”, relata a Professora Taís.

Eis que, aos poucos, o conceito de Flipped Classroom (aula invertida) começa a ser colocado em prática, permitindo que o aluno se torne verdadeiramente o protagonista do seu aprendizado. A sala de aula invertida é uma das metodologias utilizadas no ensino híbrido.

Quer saber mais sobre o ensino híbrido? Acesse o vídeo.