Inflando Balão com Leveduras

04 de julho de 2018

Os fungos e as bactérias estão presentes em todos os lugares, porém, muitos destes seres são microscópicos. O 4º ano reforçou seus conhecimentos sobre a vida nestes dois reinos, os benefícios e malefícios que cada um traz aos seres humanos, bem como, a importância para a natureza. No microscópio, os alunos observaram a Bactéria presente no iogurte e o Fungo presente no pão, conhecendo como é a estrutura destes seres.

Para incentivar os alunos a se tornarem constantes pesquisadores, foi realizada uma experiência com as leveduras (Saccharomyces cerevisiae), também chamadas de fermento biológico. Estes fungos realizam um processo chamado fermentação, através do qual produzem gás carbônico e álcool etílico a partir do açúcar. O gás carbônico, liberado neste processo, cria pequenas bolhas de gás e então faz com que o balão se encha.

A turma estava ansiosa para saber se iria dar certo. Como qualquer experiência, o resultado pode variar e é necessário ter concentração para desenvolver o que está sendo solicitado.

Com um tubo de ensaio, duas colheres de fermento biológico, uma colher de açúcar, um balão e água quente, os alunos estavam preparados para experimentar!

Após a experiência, cada aluno produziu um relatório, passo muito importante para garantir a aprendizagem. A partir da experiência, o aluno vivencia o que aprendeu na teoria, permitindo fomentar a curiosidade, incentivar a pesquisa e desenvolver habilidades.

Bárbara Loise Abreu,

Graduada em Ciências Biológicas; Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e graduanda em Pedagogia.