Colégio Santa Clara

Redes

Consumo consciente e saudável!

18 de abril de 2018

Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a importância de consumir alimentos saudáveis, as professoras estimularam o consumo de diversas frutas, cantando músicas, parlendas e brincando de Fui à Feira.

Descobrindo qual a fruta preferida de cada educando e fazendo atividades no caderno, motivaram os alunos para o grande momento: ir à feira!

Felizes e animados todos seguiram à feira mais próxima da escola. Na verdureira do senhor Márcio Niehues – a quem agradecemos pela recepção – os alunos ficaram encantados com a quantidade de frutas e verduras, demonstrando saber o nome de quase todas.

No momento das “compras”, as professoras mencionaram a quantidade de cada fruta que iriam comprar e seus respectivos nomes.

A turma teve a sorte de encontrar a nutricionista Luiza, que com a maior simpatia muito enriqueceu a aula. Luiza explicou sobre como o corpo precisa das energias que as frutas têm para crescer e se desenvolver com saúde. Despedindo-se da feira, as turmas retornaram à escola animadas para saborear cada fruta em uma grande salada de frutas.

Devidamente trajados, com avental e touca, as crianças se juntaram em uma mesa com todas as frutas compradas, ouviram o passo a passo da receita e observaram as professoras descascar e picar cada fruta.

Durante a confecção da salada, as crianças se mostraram muito interessadas nas cores, sabores, cheiros e formas de cada fruta, e com muita música e conversa, as professoras buscaram incentivar hábitos alimentares mais saudáveis, explicando sempre a importância da fruta em nosso organismo, contando informações sobre cada vitamina presente nelas.

Chegou o momento tão esperado: saborear a salada de frutas!

Mas e as cascas das frutas que foram cortadas? Por fim, as crianças aprenderam também sobre a reciclagem das cascas, levando-as até o quintal da escola e fazendo a compostagem; transformando assim todas as cascas em adubo orgânico e vitamina para a terra, encerrando a atividade sobre Frutas de forma consciente e saudável, respeitando sempre o próprio corpo, o corpo do outro e a natureza que nos cerca!

 

 

Bárbara Loise Abreu,

Graduada em Ciências Biológicas,

Pós-graduada em Metodologia do Ensino de Ciências e Biologia e graduanda em Pedagogia;

Liliany Aparecida Dalpiaz Souza,

Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais;

Rosana do Nascimento Zilli,

Graduada em Pedagogia e Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos