Conhecendo a Professora Sheila

14 de junho de 2018

Meu nome é Sheila da Cruz, assim, curtinho mesmo. Nasci há pouco tempo atrás, faz apenas 23 anos, no dia 20 de um novembro quente em 1994. Sou mãe há dois anos e professora de inglês há um ano e meio.

Passei grande parte da minha infância no interior, brincando com bicho e com gente, ouvindo histórias e inventando histórias, tendo uma felicidade inocente, típica das crianças.

Aos seis anos comecei a frequentar a escolinha perto da minha casa e me apaixonei pelas letras. Tinha facilidade com elas. Era como se fôssemos amigas de longa data. Fui aluna da Tia Rosana, que hoje é minha colega aqui no Colégio e uma das pessoas que eu mais admirei durante toda a minha vida escolar.

O tempo passou, eu cresci e quando me dei conta já estava na hora de escolher uma profissão. “Quero ser jornalista” eu repeti durante bastante tempo. Mas o meu primeiro dia de aula na faculdade foi na turma de Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e Língua Inglesa.

Meu discurso foi mudando com o tempo. Quando me perguntavam o motivo de eu estar no curso de letras eu falava da literatura e do quanto eu gostava de escrever. Quando iniciei o meu trabalho com adolescentes de uma comunidade carente, eu dizia que fazia letras para apresentar para aqueles estudantes uma forma mais crítica de pensar e plantar na mente e no coração deles sementes da mudança. Quando iniciei meu projeto de pesquisa, falava que estava no curso de letras para estudar a ciência por trás das palavras, queria ser linguista. Quando aprendi inglês, comentei como gostaria de ser tradutora, mas jamais falei em ser professora.

O ser professor era muita responsabilidade para uma garota que não tinha nem 20 anos. Era grandioso demais. Uma falha minha e o resultado repercutiria na vida de várias crianças. Então até fevereiro de 2017 eu ainda não havia ousado iniciar a minha jornada como educadora. Eu era amiga das letras, mas, até chegar ao Colégio Santa Clara, eu não fazia ideia de como era ser um professor de verdade.

A partir do momento que aceitei o desafio de trabalhar com a educação e com o Projeto UNOi, faço minhas as palavras do professor Me. João Carlos Dias Furtado, eu me vi em uma nova realidade que se torna ultrapassada a cada instante e, por isso, se renova a cada minuto. Não temos tempo a perder, já somos profissionais de uma escola diferente.

A professora Elenita me falou em uma de nossas conversas: “Ninguém nasce professor, nos formamos professor todos os dias.” Por ensinamentos como esse, pelo carinho e acolhimento que recebi aqui no Colégio Santa Clara, tanto por parte dos meus colegas professores quanto por meus alunos, eu digo, de coração, muito obrigada.

Sheila da Cruz,

Graduanda em Letras – Português e Inglês.