Colégio Santa Clara

Redes

O que seria de uns sem os outros?

Data: 17 de setembro de 2018

Cinco dedos de uma mão, sete notas musicais, sete cores no espectro do arco-íris. O que seria de uns sem os outros? Mozart, Bach, Tchaikovski, rock, pop, samba ou o que for. Todos os acordes passam por sete notas musicais, mesmo que com sobressaltos sustenidos ou recatados bemóis, não haverá harmonia se a canção não for o produto da compreensão das notas musicais.

O que seria do profundo céu azul, se não fosse a densidade do verde das florestas? E o que seria do imenso mar, se no horizonte não encontrasse o céu? Mais céu, mais mar. Mais mar, mais céu. O que seria do mistério da grandeza e da beleza, se não passasse pela compreensão da profundidade?

Mulheres, homens, seres humanos. Gente e pronto. Quanta combinação! misturas, cores, intensidades e profundidades. Se nos compreendêssemos tal como as estrelas do céu, em si mesmos brilharíamos, guiando algum vagante desorientado, cada qual no seu esplendor, compondo o céu da compreensão de que cada um sendo quem é, é extremamente importante, apenas sendo o que de fato é.

O Criador pisando sobre a terra, compreendeu daqui a dor, o pecado, o sofrimento, a angústia. Mas também daqui se emocionou, sorriu, vibrou, chorou e amou. Quis a companhia ingênua das crianças, estendeu a mão aos feridos de alma e de corpo, socorreu, incentivou, se importou, compreendeu, amou. Amou sem reservas. Se entrepôs, carregou um fardo, venceu! Sendo como nós, nos compreendeu como ninguém, agora intercede por nós, mesmo que plenamente não ainda o compreendamos.

Que a compreensão do ser, e não menos importante, também o que o outro é, nos faça melhores, mais intensos, profundos, diversos, inúmeros, únicos, exclusivos, significativos, plurais mesmo que singulares. Compostos, necessários para além de necessitados, e finalmente, cada dia mais, ser como Ele foi e é.

17 de setembro, dia da compreensão mundial, pense nisso, seja compreensivo…

 

Jaison Leepkaln,

Professor.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos