Colégio Santa Clara

Redes

O Consumismo

Data: 08 de junho de 2018

Consumismo. Talvez um dos males do século? Sim. Este, que se intensificou após a Revolução Industrial, vem desde a data causando problemas, tanto sociais quanto econômicos. Pode ser uma alienação prendendo os indivíduos a uma imensa compulsão, querendo assim, comprar todos os dias, todas as horas e gradativamente mais e mais.

O consumismo se torna um modo de vida orientado pela compulsão ao consumo. O consumo é quando as pessoas compram, adquirem conscientemente, somente o necessário. No consumismo, o ato de consumir se torna uma patologia comportamental.

A Síndrome de Diógenes é o nome patológico atribuído às pessoas que têm tendência ao acúmulo compulsivo de coisas, objetos, lixos, etc. Geralmente, os indivíduos que possuem a doença acumulam coisas supérfluas e se apegam a elas. Cria-se, portanto, um círculo vicioso, onde os seus apegos (objetos supérfluos) suprem as necessidades momentâneas dos portadores do distúrbio. Logo, os que possuem tal síndrome, passam a ter dificuldades para se relacionar com outras pessoas e com a “vida real”.

Todos devem se cuidar, pois todo esse contexto começa com as compras desnecessárias e repentinas, com apegos materiais e nos atos mais simples e comuns. Ao prolongarem-se, a cura é difícil, poucos param para pensar no consumismo, mas o fato é um vício, da mesma forma que uma droga.

 

Isabella Schiestl Grudtner,

Aluna do 9º ano do CSC.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos