Inspiração, motivação para os estudos: privilégios e perspectivas

Data: 14 de novembro de 2017

Para podermos refletir de forma sucinta esta questão, se faz necessário compreendermos os termos aqui empregados. Vale lembrar que estudo é toda prática de se debruçar sobre algum tema que queiramos aprofundar ou aprender, podendo ser os mais diversos e não necessariamente os escolares.

Inspiração pode ser compreendida como um estímulo, aquilo que vem de fora, externo a nós e que pode nos incitar a sermos criativos, a fazermos e querermos algo novo ou diferente. Porém, motivação é algo interno, pessoal, (motor interno), que depende de cada um. Ninguém motiva ninguém. Podemos ser inspiradores, estimular, apresentar maneiras diferentes de poder ser, viver, estudar.

Já privilégio pode ser compreendido como aquilo que somente algumas pessoas possuem ou podem desfrutar, que podem ampliar as perspectivas pessoais ou sociais, diferentes de outros (as).

A partir dessas perspectivas e da visão de que a educação faz parte das mais variadas condutas humanas, as instituições educacionais se deparam com os diferentes saberes, aspirações e inspirações.

O Colégio Santa Clara, por sua vez, apresenta uma estrutura privilegiada, com recursos pedagógicos, humanos e tecnológicos pouco disponíveis para a maioria dos milhões de estudantes de nosso país.  Tais recursos – estímulos externos – somente cumprirão sua função se houver o estímulo interno de nossos alunos, ou seja, a motivação. Cada ser humano, cada aluno, deve buscar a sua própria motivação, buscar motivos que o movam para o ato de estudar, ampliando perspectivas quanto ao seu viver, dando novos significados à tarefa não muito fácil, que é a de estudar os conteúdos escolares.

Carlos Alberto Liebgott – Graduado em Filosofia e Mestre em Educação