Colégio Santa Clara

Redes

Flipped Classroom: uma necessidade atual

Data: 23 de março de 2018

A sala de aula invertida – Flipped Classroom – tem se apresentado eficiente para renovar e ressignificar a prática pedagógica escolar contemporânea? Tal metodologia contribui significativamente para a renovação e ressignificação da prática escolar vigente, citada como ultrapassada para as demandas e exigências da sociedade atual?

Métodos, metodologias e concepções advindas do modelo de escola idealizado pela Revolução Industrial, foram revelando-se insuficientes. Ao longo das décadas, ensaios e tentativas acerca de novas formas de ensino-aprendizagem demonstraram pouca eficiência. Como metodologia atual, a sala de aula invertida vem apresentando bons resultados na Inglaterra, Estados Unidos e Finlândia. Ainda que timidamente, no Brasil vem ganhado espaço.

A sala de aula invertida visa ressignificar o papel do aluno, do professor e da aprendizagem. A aula passa a ser dialógica e interativa, invertendo a transmissão de conhecimento usada no ensino tradicional, onde o aluno, como um ser passivo, escuta o professor, faz atividades e estuda em casa para a prova.  Neste modelo, a sala de aula abre espaços efetivos para a criação de uma rede cooperativa de alta interação, possibilitando o debate e a argumentação. O aluno, colocado no centro do processo ensino aprendizagem, passa a ser o protagonista pesquisador. O professor, mediador e não detentor do conhecimento, planeja e promove um processo de aprendizagem contínuo, participativo e, consequentemente, mais significativo.

 

Elenita Israel Ramos

Graduada em Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Séries Iniciais e

Especialista em Direito Educacional.

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167, Urubici, Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos