Experimento: Proporcionalidade Direta

Data: 06 de março de 2018

Na disciplina de Física, a 1ª série do Ensino Médio, realizou uma experiência prática cuja finalidade consistiu em mostrar quando ocorre proporcionalidade direta, utilizando materiais do laboratório para relacionar as variáveis: massa e altura, com o auxílio do programa de planilhas Excel.

Utilizando materiais do laboratório de ciências e planilhas do Excel o primeiro momento, os alunos receberam um arquivo que continha as instruções da atividade prática e alguns questionamentos a serem analisados e respondidos. Abaixo segue as instruções do experimento.

Os alunos receberam também, um arquivo de planilhas, cuja finalidade foi observar o comportamento entre a razão massa x altura da água e o gráfico formado a partir dos dados coletados no experimento.

Foi possível verificar que somente em um Copo de Bequer foi mantido a proporção entre massa e altura da água, pois a razão entre massa e altura é uma constante para quaisquer dados coletados neste recipiente. Além disto, verifica-se que o gráfico entre massa x altura é uma reta oblíqua, característica de uma proporção direta.

A turma realizou este experimento com a mediação da professora Thayse Salvador Ramos, Graduada em Matemática e Pós-Graduada em Educação para a diversidade com ênfase em Matemática.  A aula foi realizada por meio de dinâmicas de grupos e como avaliação os alunos entregaram os dois arquivos devidamente preenchidos.

Veja abaixo algumas fotos do experimento:

Figura 1: Interação entre os grupos, comparação dos resultados obtidos.
Figura 2: Preenchimento das planilhas após as medições de massa e altura.
Figura 3: Preenchimento das planilhas e discussão sobre os gráficos formados.
Figura 4: Medições das alturas da água com o auxílio da régua.
 Figura 5: Todas as medições de massa foram realizadas com o auxílio de uma balança de precisão.