Espetinho de frutas

Data: 15 de maio de 2018

Você já experimentou um espetinho de frutas? A fim de dar significado a aprendizagem, a professora Taís preparou uma aula saudável e divertida para os alunos do 3º ano. Você deve estar se perguntando: “Mas o que tem a ver frutas com aula de Matemática?” Na aula sobre divisão elas têm tudo a ver!

Cada criança ficou responsável de levar para a escola uma fruta da qual gosta! Teve banana, maçã, uva, vergamota, laranja, morango e até caqui! No dia combinado, as crianças foram levadas até ao laboratório, onde lavaram as frutas. Enquanto a professora descascava algumas frutas e cortava em pedaços, os alunos descascaram as bananas, as vergamotas e outros tiraram os talinhos dos morangos. À medida que tudo isso acontecia, as crianças cantavam as músicas da tabuada.

Depois das frutas estarem todas separadas em pratos, chegou a hora de dividir! A professora chamava as crianças em grupos e solicitava para que separassem determinada quantidade num prato, em seguida deveriam separá-las igualmente entre si, colocando-as em palitos de churrasco, formando assim um delicioso espetinho de frutas!

No outro dia as crianças relataram que os pais perguntaram por que havia sobrado tanto lanche. Felizes e animadas, elas contaram o que havia sido feito com as frutas que levaram para a escola e que preferiram comê-las durante o recreio!

Foi assim, de maneira criativa e nutritiva, que a divisão foi introduzida na vida das crianças! Compreender que os conteúdos da sala de aula ganham vida no mundo real é a chave para uma aprendizagem significativa.

Taís Neves de Souza,

Licenciada em Pedagogia.