Ensino por rotações – soma de vetores

Data: 13 de junho de 2018

Os alunos do 1º ano do Ensino Médio, realizaram na disciplina de Física, uma dinâmica de grupo nos moldes do Ensino por Rotações da metodologia Ensino Híbrido.

Por meio de quatro grupos, e quatro atividades de rotação, os alunos construíram o conceito de Soma de Vetores no método da Regra dos Polígonos. Nessas atividades, também foram estudados, os conceitos de vetor, módulo, direção e sentido, além dos casos particulares de Soma de Vetores (soma de vetores de mesmo sentido, sentidos opostos e soma de vetores ortogonais).

A atividade foi realizada de forma prática e manual. Os alunos puderam manusear alguns vetores previamente construídos, visualizando-os em diferentes locais do espaço, e experimentando diferentes ordens de soma de vetores, utilizando, ainda, instrumentos como réguas e transferidos.

No final, cada grupo apresentou uma pequena apostila contendo o resultado das quatro atividades, registrando assim, os conhecimentos adquiridos na aula.

Thayse Salvador Ramos,

Graduada em Matemática e Pós-graduada

em Educação para a diversidade com ênfase em Matemática.