Colégio Santa Clara

Redes

Combustão da palha de aço

Data: 28 de setembro de 2017

Existem vários fatores que influenciam a velocidade das reações e que são estudados em Cinética-Química. Nesse caso da experiência com a palha de aço, realizada com os alunos do 2º ano E.M., o fator que interfere na velocidade dessa reação de combustão é a superfície de contato dos reagentes. De acordo com a teoria das colisões, para que uma reação química ocorra é necessário que os reagentes que possuem afinidade química entrem em contato e que ocorram colisões efetivas entre as suas partículas.

Essas colisões ocorrem entre as moléculas ou partículas da superfície dos materiais sólidos. Assim, no caso da palha de aço, a sua superfície de contato é maior do que a de um prego, ou seja, está mais fragmentada, está com uma maior área exposta e, dessa forma, mais átomos de ferro entram em contato com o oxigênio do ar que causa a combustão. Com isso, a quantidade de choques entre esses reagentes e a probabilidade de ocorrerem choques efetivos aumentam, o que resulta no aumento da velocidade da reação.

Os alunos ficaram super empolgados durante a experiência da “queima de palha de alço”, até porque o efeito é muito bonito.

Everlize Macari – Graduada em Matemática e Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar

Veja Também

Endereço

Rua Boanerges Pereira de Medeiros, 1167
Santa Catarina, Brasil
CEP: 88650-000 ‎
Tel.: (49) 3278-4126
Fax: (49) 3278-4095

Como Chegar

Newsletter

Cadastre seu email e receba nossos informativos